5 coisas que você precisa saber antes de comprar um Switch Gigabit

18/10/2021 17:36

O Switch é um aparelho muito conhecido de quem utiliza redes locais. É ele que conecta os demais computadores e aparelhos de uma mesma rede, de forma que seja possível a troca de dados entre ele. O switch recebe os dados do computador de origem e faz seu redirecionamento para o aparelho de destino, que pode ser um servidor ou um desktop, que está conectado na mesma rede.


Um switch gigabit segue este mesmo conceito, sendo um tipo de switch de rede, normalmente baseado em Ethernet, que permite que os dispositivos sejam conectados a uma LAN a velocidades de 1 Gbps ou mais. O padrão Gigabit Ethernet chegou para substituir o Fast Ethernet, como o padrão de rede mais utilizado atualmente.

Em uma rede de computadores, um Switch Gigabit irá conectar diversos dispositivos, como computadores, servidores ou sistemas de jogos a uma única rede local (LAN). Ele também permite que dispositivos como HDTVs e DVRs de 4K se conectem diretamente à internet através de cabo, sem depender de wi-fi.

Por isso, os switches de rede são perfeitos para os usuários que precisam configurar uma rede local com diversos equipamentos conectados simultaneamente por meio de cabos Ethernet e que, também, necessitam de velocidade, estabilidade e compartilhamento eficiente de arquivos.

O Switch Gigabit tem como função conectar dispositivos em uma rede

5 coisas que você precisa saber antes de comprar um Switch Gigabit

1. O padrão Gigabit foi criado em 1999 e também é conhecido como 10/100/1000. Seu nome é este pois promete velocidades de até 1 Gb/s, o que é 10 vezes maior que o Fast Ethernet;

2. Os switches podem ser utilizados em ambientes empresariais e, também, caseiros, sendo muito comuns e úteis atualmente para os home-offices;

3. Eles oferecem maior estabilidade na conexão, ao combiná-lo com um roteador gigabit, será possível que você use sua rede local em velocidades até dez vezes maiores do que o switch 10/100 Mbps e com menos quedas;

4. Você terá melhor aproveitamento da banda: muitas vezes, temos uma boa velocidade contratada (acima de 100mb) e ficamos nervosos por perceber que a transferência de arquivos ainda é lenta, que nada sobe na nuvem direito, que ninguém recebe os arquivos quando precisa. Desse modo, o switch gigabit vai permitir um melhor aproveitamento da sua velocidade (até 1Gb);

5. Simplicidade no uso: Você deve pensar que mais tecnologia, mais dificuldade em usar. Mas, não! O switch gigabit é super simples de utilizar e instalar, pode confiar!

5 coisas que você precisa saber antes de comprar um Switch Gigabit

O que pensar na hora de adquirir um switch gigabit

Ao pensar em comprar um Switch Gigabit, você primeiro deve pensar se você precisa de um e para qual finalidade. Ao concluir que precisa de um, saiba que existem diversas possibilidades para o seu switch gigabit. Conforme a tecnologia avança, mais modelos vêm surgindo, alguns mais indicados para empresas grandes com alto nível de gerenciamento, outros para residências, por isso, estamos aqui para te ajudar!

Os switches têm variação tanto nos tipos de portas, quanto no número delas para se adequar ao tipo de trabalho que será feito. Atualmente existem modelos comuns que possuem de 4 até 52 portas.

Outro ponto são os cabos, que podem ser trançados ou de fibra ótica. Mas nesse caso é preciso observar o tipo de conector a ser usado em cada caso. A velocidade também deve ser pensada, levando em conta sua necessidade. Assim, você consegue aproveitar ao máximo o seu switch e obter o máximo desempenho nos seus dispositivos.

Além disso, é importante falarmos sobre as marcas. Atualmente, diversas empresas possuem switches gigabit para todo dia de necessidade como Cisco, HPE, D-Link, Intelbras, TP-Link, Ubiquiti, Zyxel etc.

Mas, fique tranquilo, para encontrar o modelo ideal para você, você pode falar com a nossa equipe de especialistas pelo WhatsApp!

Fotos: Unsplash

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: