5 motivos para você usar um NAS para armazenar os seus arquivos

10/09/2021 15:31

Um dispositivo de armazenamento conectado à rede, ou NAS, é como se fosse um pequeno computador que está sempre ligado, muito utilizado por quem precisa fazer backup de outros computadores e arquivos para dispositivos em sua rede local.

Existem muitos motivos pelos quais o armazenamento conectado à rede, ou seja, o NAS, é uma das melhores maneiras de ficar tranquilo quanto ao armazenamento e compartilhamentos dos seus arquivos, seja no home office ou na sua empresa. Aí, você pode nos perguntar, por que eu deveria apostar em investir no NAS ou não em outra forma de armazenar meus dados? E nós temos alguns motivos para isso!

Um NAS é perfeito para quem possui uma grande biblioteca de mídias, arquivos, documentos etc, porque oferece armazenamento dos arquivos em um lugar e transmiti-los localmente para computadores, telefones, tablets, alto-falantes ou centros de mídia aonde estiver, qualquer pessoa que precise compartilhar e acessar grandes quantidades de dados de vários computadores, precisa de uma NAS.

O serviço de cloud (nuvem pública), por exemplo, tem sido muito falado, porém, as taxas de pagamento não são lá muito convidativas. O espaço nem sempre é o necessário e, se a internet cair ou você estiver em um local sem acesso, bom…você terá que esperar para continuar trabalhando. O NAS também possibilita criar uma cloud (nuvem privada), faz o gerenciamento centralizado de arquivos e, em alguns casos, adiciona uma camada de segurança extra aos seus arquivos, deixando você tranquilo. Quando você usa um NAS, seus dados permanecem no local e só serão compartilhados externamente se você permitir. Mas, não é só isso! Vamos te contar 5 motivos para você apostar no NAS.

1. Configuração fácil

Configurar um NAS não é um bicho de sete cabeças e é relativamente fácil, não precisando ter um conhecimento técnico tão avançado para fazer o trabalho. Você irá preencher o NAS com as unidades, conectá-lo e depois ligá-lo à sua rede, através de um roteador ou switch, com um cabo ethernet. Embora as unidades NAS tenham seu próprio processador, placa-mãe e RAM, elas são controladas por meio de um navegador de Internet, usando uma interface simples, projetada para ser adequada a todos os usuários. Portanto, você não terá dificuldades para configurar e armazenar seus dados.

2. O NAS oferece maior capacidade de armazenamento

Um problema que escutamos muito, e que é extremamente comum entre usuários, é a falta de espaço de armazenamento em computadores ou na cloud (nuvem pública), principalmente quem trabalha com arquivos de mídia como fotos e vídeo, arquivos de photoshop e illustrator também sofrem com esse problema. Pense com a gente, o seu desktop já possui 4 HDs externos e você ainda precisa adicionar mais para todos os filmes 4K em que está trabalhando. Muito, né!?

Então, ao invés de transferir seus arquivos de um disco rígido para outro, ou um disco rígido maior, invista em um Servidor NAS. Sua capacidade pode ser expandida e, além de tudo, acessada por várias pessoas em vários dispositivos.

E, além de tudo, a facilidade que ele oferece, junto com a maior capacidade de armazenamento, é sensacional. Ao invés de enlouquecer com seus backups em diversos locais diferentes e ficar perdido sem saber onde está o que, é muito mais fácil fazer backup de um único local, no seu NAS! Todos os tipos de usuário encontrarão um NAS apropriado, pois seu tamanho de armazenamento varia de centenas de gigabytes a vários terabytes.

Compartilhamento de Arquivos

3. Um NAS facilita o compartilhamento de arquivos

Você terá um hub para todos os seus arquivos e conseguirá acessá-los e compartilhá-los sem precisar jogar para outro lugar e ter um link para baixar. Quem aí nunca precisou pegar um arquivo, colocá-lo em algum site de envio de dados, fazer um link e enviar para outra pessoa? Seu NAS facilita o acesso a esses arquivos de qualquer outro computador que esteja ligado ao aparelho. Simples, rápido e com menos dor de cabeça.

Empresas e escritórios se beneficiam muito com isso, principalmente em época de home office, pois várias pessoas podem gerenciar, armazenar, criar versões e fazer backup de arquivos em um único local, em vez de se espalhar por todas as máquinas de todos os funcionários, enviar por e-mail, ver se o arquivo certo foi enviado. E, além de tudo, a facilidade de alguém acessar vários arquivos pertencentes a um projeto quando eles são mantidos em um hub centralizado em vez de vários computadores, é a melhor coisa e dispensa dores de cabeça! Ô paz de espírito! =D

4. Um NAS não tem interrupções de acesso se você ficar sem internet

Como o NAS fica na rede local, conectado com Gigabit Ethernet, você não sofre com interrupções de acesso se seu serviço de internet falhar ou se seu serviço de nuvem cair ou estiver em manutenção. Uma configuração NAS pode até sobreviver à falha completa de uma de seus discos sem perder nenhum dado ou passar por tempo de inatividade.

E, além de tudo, as velocidades de transferência entre computadores e um NAS usando uma conexão Gigabit Ethernet podem ser muito mais rápidas, chegando a quase o dobro da maioria dos discos rígidos.

5. Um NAS oferece recursos de segurança

A maioria dos Servidores NAS contam com criptografia para a segurança dos dados. O que isso significa? Que se adiciona outro nível de segurança além do fato de que suas unidades podem ser, se preferir, mantidas fora da nuvem pública.

Se seu computador for roubado ou sofrer algum tipo de acidente que faça com que ele pare de funcionar, seus arquivos não estarão nele - eles são mantidos em segurança e separados em seu NAS. Em um ambiente de empresas, é muito mais fácil controlar um NAS centralizado em vez de vários computadores. Os usuários podem conceder acesso a computadores individuais que não são exatamente seguros, e você pode sofrer com a vulnerabilidade antes que ela seja notada.

Servidor NAS

Ainda tem mais!

Considere o preço dos serviços de armazenamento em nuvem e sua capacidade de armazenamento. Com um NAS, você tem armazenamentos variados e muito maiores do que os serviços em nuvem pública, como Google Drive, Dropbox etc. Faça as contas e você vai ver como um NAS se paga rapidamente.

Ficou interessado?

Nossa equipe de especialistas está preparada para indicar o NAS que mais se adequa a sua necessidade. Fale conosco agora pelo WhatsApp!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: