5 vantagens de centralizar seus dados em um Servidor NAS

14/07/2021 16:18

A centralização, compartilhamento e gestão de documentos e arquivos em rede, vem se firmando como uma realidade cada dia mais presente na realidade dos negócios, seja você uma empresa ou trabalhando sozinho em casa. Isso acontece pelas vantagens que as ferramentas digitais oferecem, colaborando para um trabalho eficiente, reduzindo a burocracia dos processos e os riscos do manuseio de documentos.

Porém, gerenciar arquivos e documentos que estão centralizados em rede necessita de alguns cuidados para que suas vantagens e benefícios sejam efetivamente aproveitados. Então, preparamos algumas dicas para você trabalhar da melhor forma a sua centralização e gerenciamento de dados.

5 vantagens de centralizar seus dados em um Servidor NAS

1. Compartilhamento em rede

As primeiras coisas que se deve ter em mente são: identificação, combinação e gerenciamento dos diversos tipos de informações. Com um Servidor NAS ideal, você tem toda a estrutura e configuração do storage para atender às suas necessidades e demandas. Com isso, você não precisa se preocupar com o fluxo dos arquivos, pois consegue compartilhar arquivos e pastas pela própria rede interna ou através da internet. A integração entre áreas se torna muito mais fácil, pois tudo estará centralizado em um único lugar e todos que tiverem permissão poderão acessá-los. Isso ajuda também na otimização do espaço em disco disponível.

2. Gerenciamento de serviço e particionamento de cache

O servidor NAS permite o particionamento de discos como cache, com isso você ganha mais performance na sua rede. Essa solução permite a personalização e direcionamento da forma como cada informação será acessada, oferecendo e garantindo que áreas estratégicas tenham mais agilidade e segurança. Isso também facilita o gerenciamento para manter a pronta disponibilidade dos dados.

3. Replicação e segurança de dados

Uma das principais vantagens de um Servidor NAS é a segurança no armazenamento de dados. Todos os seus arquivos terão proteção e replicação garantidos utilizando a função RAID, sem ter uma preocupação constante com instabilidades, acidentes e problemas em HDs. O sistema operacional próprio também minimiza a possibilidade de ataques e roubo de dados e ainda conta com a automatização de backup de todas as informações contidas no storage. Através de recursos de criptografia avançada, esse tipo de ataque não ameaçará a operacionalidade do seu negócio.

4. Escalabilidade

Quando falamos em armazenamento de dados, a escalabilidade é muito importante, pois possibilita o crescimento, ou seja, a ampliação da capacidade de armazenamento. Manter os arquivos em um único sistema, portanto, é essencial, pois, a cada dia, temos que lidar com mais dados e surge a necessidade de mais espaço. Quando esse armazenamento pode ser adaptado de modo fácil e rápido, de acordo com a sua necessidade, a solução possui escalabilidade correta e não te impede de crescer.

5. Fácil operacionalização e maior produtividade

Com todos conectados, o trabalho se torna mais simples e rápido. A alta disponibilidade de rede oferece a garantia de que as atividades sejam rapidamente feitas e restabelecidas, pois não há sobrecarga de outros usuários na rede. Por isso, é importante escolher o modelo certo de NAS para o seu projeto (Leia também o nosso artigo "5 dicas para escolher o Storage NAS ideal"). Assim, o equipamento é dimensionado corretamente e a performance será muito melhor! Lembrando que mais performance traz mais produtividade.

Para aproveitar todas as vantagens que falamos acima você precisa apenas conversar com um especialista em Soluções de Armazenamento em Rede. A FourServ é a parceira ideal para o seu negócio. Fale agora conosco pelo WhatsApp!

Fotos: Freepik / Unsplash

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: