Conheça os tipos de switch de rede

29/11/2021 16:03

Nós já falamos por aqui sobre o que é o Switch de Rede e suas funcionalidades. Hoje, vamos contar um pouquinho sobre os diferentes tipos de switch de rede para que você consiga identificar melhor qual a sua necessidade e se realmente precisa de um.

Você sabe que os Switches de Rede são utilizados para conectar dispositivos de rede em uma rede local, conhecida como LAN, certo? Eles podem controlar quem tem acesso a várias partes da rede, tendo capacidade de monitorar o uso. Os switches de rede também podem ser conhecidos como hubs de ponte, hubs de switch e pontes MAC, e normalmente são do tipo Ethernet.

Os principais tipos de Switch de Rede

Os principais recursos de um switch são, por exemplo, a conexão com a internet ou o acesso a um sistema, dividida entre todas as máquinas conectadas a uma determinada rede. Basicamente, uma empresa com muitos colaboradores interligados não poderia existir, sem possuir uma rede interna. Então, o switch possibilita o compartilhamento de dados, equipamentos e a comunicação entre os usuários.

Switches de Rede

Como os switches de rede Ethernet já são muito utilizados e, conforme a tecnologia evolui, eles também vão sendo cada vez mais desenvolvidos. Dependendo da necessidade da rede, existem inúmeros tipos de switches que podem ser recomendados. Os principais são:

Switches não gerenciados

Os Switches não gerenciados são os mais conhecidos (e simples), usados em redes básicas, pois são fáceis de instalar e de utilizar. Por serem mais básicos, eles possuem capacidade limitada e poucas portas de entrada. São recomendados para escritórios menores ou home-offices, pois seus recursos são mais limitados. Para quem não faz o envio de arquivos grandes ou programas que exigem muito da banda larga, o switch não gerenciado é recomendado.

Switches gerenciados

Os Switches gerenciados possuem complexidade maior do que o não gerenciável, sendo muito utilizados por empresas maiores e que possuem maior suporte em TI. Esse tipo de switch permite que se tenha maior flexibilidade e capacidade de rede e personalização para que possam corresponder a necessidade de cada cliente.

Eles tem diversos recursos de gerenciamento com configurações diversas, como vincular configurações de largura de banda e duplex, espelhamento de porta e monitoramento SNMP (Simple Network Management Protocol) do funcionamento do dispositivo e do link, entre muitos outros.

Switches PoE (Power over Ethernet)

Eles unem a recepção de energia e dados por um único cabo, eliminando a necessidade de outros adaptadores de energia. Esse tipo de switch permite configurações simples para dispositivos como telefones VoIP, câmeras IP ou pontos de acesso sem fio. Com isso, os dispositivos conectados seguem funcionando em caso de queda de energia.

Veja também: Switch PoE: Saiba escolher corretamente um switch com essa função

Switches inteligentes

Como falamos anteriormente, os switches gerenciados precisam ser controlados por equipes especializadas em TI, porém, nem todas as empresas possuem um departamento exclusivo para isso, certo?! Para que tais empresas possam também se beneficiar com o uso do switch de rede, há agora os switches inteligentes, conhecidos como parcialmente gerenciados. Ele costumar ter diversas interfaces inspiradas nas versões web, facilitando o uso por empresas sem a necessidade de investir em equipes especializadas de TI.

Switches com gerenciamento em nuvem

Como o próprio nome mostra, são switches gerenciados via nuvem. Sua vantagem é a segurança, atualização automática e fácil gerenciamento, inclusive a distância. Eles são ótimos para quem precisa de um bom switch e que seja escalável.

Agora que você já conhece os tipos de switch, que tal adquirir o seu?! Na FourServ nós temos uma variedade de produtos para a sua necessidade. Fale agora conosco pelo WhatsApp.

Fotos: Unsplash

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: