HD Externo: Sim, você ainda pode precisar de um!

09/06/2021 12:48

Sabemos que em época de pandemia e com tudo digitalizado, os backups acabam sendo feitos diretamente em nuvens, não é mesmo? E a opção por um HD Externo pode ser deixada de lado.

Porém, tem outro detalhe que o home office nos trouxe que nem sempre pensamos e, quando percebemos, acabou a memória do nosso computador, ou então, da nuvem e aí fica o dilema, pagar mais para expandir a memória da nuvem ou buscar outra opção? Apesar de estarmos acostumados, precisamos lembrar que nem sempre a nuvem e os meios digitais são a única opção. Quem trabalha com muitos materiais, precisa ter um local organizado, principalmente para armazenar aqueles documentos e arquivos que não são utilizados a todo momento, mas que precisamos tê-los em mãos quando chegar o momento de usar.

Grande parte de nossa rotina diária gira em torno do computador, tablets, celulares. Usamos todos eles para armazenar nossas fotos e vídeos, para trabalhar e para nos comunicarmos com nossos amigos pela Internet. Nada disso seria possível sem o disco rígido. Ele é o banco central de armazenamento de nossas vidas digitais. No entanto, eles não têm uma quantidade ilimitada de espaço e você pode ficar sem espaço livre se tiver muitos arquivos grandes, como filmes, jogos de PC e arquivos de edição. Felizmente, você sempre pode usar um disco rígido externo para armazenar os dados do seu computador.

Por isso, vamos falar um pouco mais deste aparelho que, por mais que muitos pensem que está obsoleto, ainda é muito necessário!

HD Externo

As vantagens do HD Externo

Algumas pessoas podem pensar “nossa, mas com tudo podendo ser colocado em nuvens, o HD externo ainda é utilizado?”, e a resposta é SIM! Se você possui uma grande quantidade de arquivos e precisa armazená-los sempre, uma ótima opção é ter um HD externo. Para grandes volumes de dados e arquivos, o HD Externo poupa você de pagar por assinaturas de armazenamento em nuvem.

Outra vantagem muito importante é seu uso offline, independente de conexão com a internet e, para o caso de transferências de grandes volumes de dados, eles também são muito mais rápidos do que o armazenamento em nuvem, que depende de velocidade de conexão.

Transferência de dados

Sim, sabemos que com tudo o que vem acontecendo, a nuvem ajuda e muito a transferência de dados. Nós gostamos muito da nuvem! Mas, um HD Externo não deixa de ser uma ótima maneira de transferir uma grande quantidade de dados. As formas mais populares de transferir dados são por unidade flash, e-mail ou armazenamento em nuvem. Infelizmente, esses métodos não são ideais para envio/ recebimento de inúmeros arquivos. Se você estiver tentando transferir muitos gigabytes de dados, verá que esses métodos de transferência são lentos e inconvenientes. O armazenamento em nuvem também trabalha com uma quantidade maior de dados, mas os tempos de upload e download podem ser longos.

Um HD externo, no entanto, permite transferir mais dados em uma velocidade mais rápida. Se você estiver tentando transferir dados de um computador antigo para um novo, ou se estiver tentando trocar dados com um parceiro de negócios ou cliente, pode ser mais fácil usar um disco rígido externo. Basta colocar os dados na unidade externa e, em seguida, conectar a unidade externa a qualquer computador para o qual deseja transferi-los. É como uma unidade flash, mas com muito mais espaço de armazenamento.

Backup de dados

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para proteger os dados do computador é fazer backup do disco rígido. Um backup é apenas uma segunda cópia do seu disco rígido que você terá disponível caso algo aconteça com o seu computador. Recomendamos que, caso ainda tenha dúvidas, leia o nosso artigo "Repense seus dados: Faça sempre um backup!"

Umidade, gotas e vírus de computador podem causar danos catastróficos ao seu computador que podem destruir seu disco rígido. Você também pode perder todos os dados do seu computador se ele for roubado. É por isso que é importante ter um backup armazenado em um disco rígido externo. Dessa forma, quando você adquirir um novo computador, poderá transferir os dados do seu backup para o seu novo disco rígido - você estará pronto para usar, como novo.

Armazenamos muitas informações valiosas em nossos discos rígidos de computador, como fotos, arquivos de trabalho e documentos financeiros. Se você deseja proteger todos esses dados importantes, deve criar o hábito de fazer backups do disco rígido com a maior freqüência possível. É melhor fazer backup de, pelo menos, duas fontes diferentes.

Por exemplo, quem grava inúmeros vídeos em um ambiente externo e precisará fazer uma cópia desses arquivos para serem editados. Vídeos costumam ser grandes e dependendo do tamanho, é muito mais rápido copiar para um HD Externo e transportar esses arquivos diretamente para o local da edição. O HD, neste caso, serve como forma de armazenar os arquivos, facilitando a portabilidade inclusive. Após isto, você pode manter os arquivos brutos nele e apenas o editado ser colocado na nuvem, sem sobrecarregar seu espaço.

Outra praticidade do HD externo é poder ter diversas cópias em diferentes mídias físicas, para ter os arquivos disponíveis, guardar em casa, compartilhar com as pessoas, etc, em caso de problemas na rede. Sendo o "backup do backup".

Segurança

Segurança

Chegamos em um ponto de extrema relevância! Os HDs externos podem dificultar ataques hacker, acesso a links e compartilhamento de dados feito de forma incorreta. Quando falamos em segurança, os dados mantidos em HDs externos só podem ser roubados caso alguém esteja com o aparelho em mãos. Se os aparelhos forem utilizados da maneira indicada, com antivírus e evitando comportamentos de risco para não comprometer a segurança, tudo ficará disponível apenas para quem estiver acessando o aparelho. Fique com todos os seus documentos bem armazenados e organizados, podendo acessá-los aonde estiver com apenas um clique. Recomendamos também o nosso artigo "Segurança de dados: por que é importante e como conseguir"

Quer saber mais sobre HD Externo? Chame a gente pelo WhatsApp FourServ, nosso time de especialistas pode ajudar a encontrar o modelo ideal para você ou sua empresa.

Fotos: Unsplash

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: