Hub, Switch, Roteador e Modem. Saiba a diferença entre os principais dispositivos de uma rede de computadores

21/04/2021 10:27

Nas redes modernas, computadores e demais equipamentos de rede são interconectados por cabo ou por tecnologia wireless a um módulo centralizador que podem ser hubs, switches, roteadores ou modens. Todos são equipamentos que distribuem e conectam redes e, apesar de suas funções serem semelhantes, se diferenciam pelo modo como desempenham suas funções. Por isso, é importante conhecer suas diferenças, especificidades e detalhes para poder adquirir o aparelho certo para a sua necessidade, como, por exemplo, qual comprar para ampliar rede local, compartilhar conexão de internet ou conectar computadores? Para ajudá-lo, nós te contamos o que são e apontamos as diferenças entre os aparelhos.

O que é um Hub?

O hub foi o primeiro concentrador de cabos que surgiu, seu nome traduzido significa “ponto central”, já nos dando ideia do que ele faz. É um tipo de equipamento bem antigo, conectando os computadores de uma mesma rede e permitindo a transmissão das informações entre eles. Todos os cabos de uma mesma rede de computadores unem-se em um único dispositivo e ele tem uma combinação de hardware e software que permite a interligação entre os aparelhos. O hub conecta as máquinas e, durante o período em que estiverem conectados, todos os demais computadores ligados ao mesmo hub deverão aguardar sua vez para utilizar a rede.

Porém, há um ponto muito negativo para este tipo de transmissão: enquanto ocorre a transmissão de informações entre computadores, elas passam por todas as máquinas até que chegue ao destinatário final. Isto é ruim, pois causa grande volume de tráfego e expõe os dados a todos que estiverem conectados à rede, podendo gerar graves problemas de segurança.

Por este motivo, o hub acabou ficando obsoleto e entrando em desuso há algum tempo. Há quem ainda use? Sim! Porém, ele perdeu bastante espaço e tem um substituto: o Switch.

Switch

O que é um Switch? Qual a diferença dele para um Hub?

Ele surgiu para resolver os problemas que o hub apresentava, o Switch é um equipamento que possui a mesma função básica que o hub, mas com alguns itens adicionais que o fazem mais eficiente e completo. Também chamado de comutador, ele recebe a informação que se pretende transmitir e a repassa unicamente para o seu destinatário, evitando, assim, que as informações fiquem expostas aos demais equipamentos.

Todo o processo é feito pela decodificação do cabeçalho do pacote e localizando as informações do receptor dos dados. O aparelho memoriza os IPs dos destinatários em sua memória. Assim ele entrega as informações exclusivamente para a máquina selecionada, diminuindo, também, o tráfego da rede. Uma rede com switch é muito mais ágil do que uma mesma rede usando hubs. Este é um dos principais motivos da substituição integral dos hubs.

Existem 2 tipos de comutadores: Switches gerenciáveis e Switches não gerenciáveis. A maior diferença entre eles é que o primeiro apenas conecta dispositivos e transmite dados dentro de uma rede, já o segundo, tem a mesma função do primeiro com o adicional de possuir ferramentas de administração remota e ter relatórios sobre determinados aspectos da rede e seu uso.

No entanto, frisamos que mesmo na rede com um switch pode-se capturar informações, necessitando sempre de proteção especial para evitar este tipo de roubo.

Roteador

O que é um Roteador?

O Roteador é o equipamento que possibilita que ocorram trocas entre separadas. O trabalho é realizado de acordo com um conjunto de regras encontradas na tabela de roteamento. Quando o roteador recebe um sinal de rede, ele faz análise de dados para descobrir para onde vai aquela informação. Caso o destinatário não esteja na rede local, o roteador envia os dados para o roteador seguinte, que fará o mesmo processo, até que os dados cheguem finalmente ao seu destino. Ou seja, o roteador também pode executar a função do switch, porém costuma ter uma limitação no número de portas e também nas interfaces de rede.

Eles podem ser encontrados na versão de equipamentos fechados ou computadores com mais de uma placa de rede que possuam sistema operacional configurado para esta função.

Modem

O que é um Modem?

O modem é um velho conhecido de todos nós, o dispositivo modula o sinal digital em onda analógica e o transforma novamente para o formato digital original, criando a comunicação entre os pontos. É aquele famoso aparelhinho instalado pelas operadoras de internet para realizar a conexão.

O que podemos tirar disso tudo é que temos constante evolução nos equipamentos e que estão cada dia melhores e mais usáveis, facilitando a vida de todos! Para não correr riscos, a FourServ tem especialistas para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher o melhor equipamento para a sua necessidade.

Chame agora pelo WhatsApp!

Fotos: Unsplash

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: