Qual a diferença entre SSD e HD? Saiba mais e faça a escolha certa

01/06/2021 16:43

O Home office é uma realidade que pode perdurar para muitas pessoas, com isso, a necessidade de ter um equipamento de trabalho que acompanhe o ritmo tornou-se imprescindível. Muitos termos que ouvíamos antes e achávamos que eram a realidade apenas de quem trabalha diretamente na área de tecnologia, encaixou-se em nossas vidas!

Afinal de contas, precisamos saber sobre a memória do computador, armazenamento em nuvem, internet e tudo o que engloba nosso trabalho! Somos aspirantes a profissionais de TI além de nossas funções. Mas, uma coisa te garantimos, saber sobre as necessidades de trabalho é muito importante e gera grandes resultados.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre HDs e SSDs, dois termos muito falados e que nem todos entendem, mas que são de grande importância. Escolher entre um SSD ou um HD para montar um computador, ou fazer um upgrade, pode ser um pouco complicado e confuso para alguns usuários e a FourServ está aqui para te ajudar!

Armazenamento

Está aí algo que todos sempre precisam de mais! São muitos arquivos baixados e trocados, arquivos novos ou que precisamos enviar. O espaço do computador nunca é suficiente! Quando você adquire um computador ou notebook, ao necessitar de mais espaço de armazenamento ou durante a escolha dos aparelhos para montar o seu computador, você vai se deparar com a necessidade de escolha entre um HD convencional (disco rígido) ou um SSD (Unidade de estado sólido). Ambas as tecnologias têm a mesma finalidade, porém funcionam de formas bem diferentes.

HD convencional

É uma tecnologia bastante estabelecida que teve início nos anos 50, mas só alcançou a atual forma na década de 80, quando os computadores e drives para computadores e notebooks estavam se popularizando. Ao longo dos anos, a tecnologia foi ganhando novas formas, passando por mudanças e melhorias, como a troca dos cabos IDE para o SATA.

O HD possui uma lógica que se aproxima à de um toca-discos, tendo um braço mecânico que acessa informações gravadas em discos magnéticos que rodam em grande velocidade. Ele é basicamente uma bandeja de metal com um revestimento magnético que armazena seus dados. Os discos rígidos ainda fazem parte dos computadores e sistemas atuais. Desktops e laptops mais comuns continuam a oferecer opções com HDDs inclusos, pelo menos nos próximos anos, porém a tendência é que essa tecnologia seja gradativamente substituída pelas unidades de estado sólido. Isso também pode ser considerado como desvantagem, além da questão da performance, para quem opta por adquirir hoje um computador com HD convencional.

SSD

SSDs

Os SSDs (Unidade de Estado Sólido, pela tradução) também são uma forma de armazenamento como dissemos, porém, muito mais rápidos e silenciosos que os HDs convencionais. Eles são excelentes no desempenho, garantindo mais velocidade em todas as funções, desde ligar o sistema até o carregamento total do sistema.

Atualmente, são mais comuns em sistemas convencionais e laptops de última geração, como o Apple MacBook Pro, que não oferece um disco rígido nem mesmo como uma opção configurável. Alguns notebooks permitem, também, a configuração híbrida, onde os dois aparelhos estão trabalhando, onde há um SSD e um HD funcionando em conjunto. Assim, é possível aproveitar a velocidade do SSD para carregamento do sistema operacional e programas e o HD pode ser usado para salvar arquivos.

Os SSDs podem ser encontrados em diversos tamanhos, com modelos de 120GB, 240GB, 480GB, 500GB, 1TB ou superior. Um SSD simples pode ser até 20 vezes mais rápido em comparação a um HD para gravar e ler informações no sistema. A principal desvantagem ainda é relacionada ao preço do item, que costuma ser bem acima de um HD convencional.

Conclusão

Cada um destes componentes tem suas especificidades e podem ser eficazes. Para saber qual deles vale mais a pena para você ou sua empresa, nossa equipe está preparada para te ajudar! Fale conosco agora pelo WhatsApp.

Fotos: Pixabay

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: