Redundância: Proteção contra riscos à segurança dos dados

14/07/2021 16:29

Sabemos que hoje tudo se resume a uma palavra: TECNOLOGIA! Nem conseguimos imaginar como seriam nossas vidas sem tantas opções e, principalmente, neste momento atual de pandemia, como seria viver sem poder ter o aparato tecnológico que nos permite trabalhar, nos comunicar e até viajar sem sair de casa.

Porém, nem tudo são flores. À medida que a tecnologia se torna mais intrínseca às nossas vidas, os ataques cibernéticos, invasões, roubo de dados e as vulnerabilidades de segurança também aumentam sem precedentes. Os crimes cibernéticos tornam-se cada vez mais refinados e difíceis de detectar, sendo alarmante para a nossa segurança pessoal e profissional. É por isso que é de extrema necessidade a atenção, seguir as melhores práticas de segurança de dados e ficar atualizado com as últimas notícias sobre segurança cibernética. Toda a prática de proteger informações digitais contra acesso não autorizado, corrupção ou roubo em todo o seu ciclo de vida são necessárias.

Uma das mais importantes práticas de segurança de dados é o backup de dados. Em linhas gerais, proteger os dados contra acidentes, incluindo falha de hardware ou software, falha de energia ou um programa malicioso que comprometa os dados.

Leia também o nosso artigo: Repense seus dados: Faça sempre um backup!

Redundância

Proteção através da tecnologia: redundância

Com o aumento do uso da tecnologia, nuvens, compartilhamento de dados etc, veio também a necessidade da redundância, no que diz respeito à duplicação dos elementos que compõem a infraestrutura. Ou seja, a produção de cópias que possam ser acessadas em casos de falhas, danos e perdas dos componentes principais. Além de criar um backup dos arquivos, também ter a possibilidade de contar com uma estrutura física reserva para utilização em casos de desastres ou acidentes, por exemplo.

Existem alguns tipos principais de redundâncias que são mais conhecidos e deixam empresas e escritórios seguros, mesmo diante de avarias técnicas ou algum problema. São elas:

Duplicação de dados

O famoso backup ou cópia de segurança! A maioria de nós já conhece as soluções de backup de dados por meio das unidades de armazenamento fixas e móveis, como HDs, servidores locais e dispositivos de Storage. Mas elas nem sempre são as melhores formas de suporte durante falhas graves na infraestrutura, sendo mais um método secundário.

Para resolver este caso de modo eficiente, a solução de redundância recomendada poderia ser um serviço de backup na nuvem. Assim, os dados ficam salvos em servidores auxiliares e em diferentes regiões, deixando-os a salvo de mau funcionamento ou desastres que possam afetar os servidores principais.

Duplicação de sistemas

Além de arquivos e dados, os sistemas também devem ser pensados quando se fala em estrutura virtual e, assim como os anteriores, também podem ser duplicados. Empresas podem fazer backups de todo o seu sistema, inclusive scripts (código-fonte e linguagens de programações adicionadas) para preservar a estrutura do software em caso de ataques ou acidentes que afetem o seu funcionamento.

Duplicação de redes

Temos 2 situações principais na duplicação de redes (interna e externa). No caso da rede externa necessita de, pelo menos, dois serviços de internet banda larga de operadoras diferentes. Assim, se um falhar, o outro está disponível sem interrupção do sinal. Além disso, ter uma rede de abastecimento extra para o caso de queda de energia, o que é um perigo para empresas que trabalham em home-office e online. No-breaks podem colaborar para manter tudo conectado sendo necessário ter um gerador próprio.

A redundância pode ajudar e muito o seu trabalho e a sua empresa! Você aumenta a disponibilidade dos serviços, pois está sempre online e preparado com os arquivos, tendo estações de trabalho remotas, minimizando os imprevistos, pois você já está preparado, uma vez que tudo será duplicado e ficará com cópia sempre disponível para uso a qualquer momento. Com isso, você terá funcionamento normal, independentemente do que aconteça e reduz as paralisações das operações.

A infraestrutura, portanto, é uma necessidade! E, com a redundância, isso não acontece, pois sempre haverá uma alternativa de acesso aos dados e sistemas hospedados no seu sistema. Como é possível perceber, a duplicação é a melhor maneira de manter e preservar arquivos de dados e sistemas.

Tenha a infraestrutura de rede que você precise e fique despreocupado. Fale agora com o nosso time de especialistas em tecnologia!

Fotos: Unsplash

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: