Repense seus dados: Faça sempre um backup!

24/02/2021 12:28

Quem nunca perdeu um documento ou arquivo importante? Principalmente no ambiente de trabalho em que compartilhamos e trabalhamos com diversos arquivos, perder um deles, pode ser muito comum.

Ou quem nunca passou um aperto com a desorganização de muitos arquivos abertos e não soube qual salvar? E, outra clássica: o computador que trava e você perde todo o seu trabalho de horas!

Pois é, todo mundo já passou e está sujeito a passar por isso mas, a solução é mais simples do que parece e nem todo mundo conhece: O BackUp!

O que é um backup?
Foto: SplitShire

O que é o BackUp?

Backup: Palavra quase mágica, que salva todo mundo na hora do desespero! O termo,  traduzido do inglês, significa cópia de segurança. E, quem não precisa deixar seus documentos e arquivos em um local bem seguro?

O objetivo do backup é que o usuário tenha seus arquivos resguardados de eventuais perdas de documentos originais, seja por ações do próprio usuário, como perder o local em que está armazenado ou não salvá-lo, ou ainda mau funcionamento dos sistemas. Ter uma cópia de segurança permite restaurar os dados perdidos.

Quais são os tipos de backup?

Atualmente, existem formas variadas de backup, algumas mais seguras, outras menos confiáveis. Alguns dos mais famosos são os que podem ser feitos em mídia removível como DVD, Pen drive e HD externo. Porém, caso o dispositivo quebre ou você o perca, tudo o que está contido nele, também ficará pedido. Ou então, se você esquecer de carregá-lo para algum lugar, não poderá acessá-los.  Sem contar com a deterioração natural que o tempo traz para aparelhos eletrônicos.

E, para empresas e trabalhadores autônomos que necessitam fazer o compartilhamento de arquivos e documentos continuamente, este pode não ser um modo eficaz de fazer seu backup.

Assim, podemos concluir que a melhor forma de ter os seus documentos e arquivos seguros, é através de servidores on-line. Além de garantir a segurança dos seus documentos, ele é simples e fácil de fazer, não precisa de programas específicos, e ainda tem uma capacidade consideravelmente grande para armazenamento.

Veja estes artigos também:

Moderno X Obsoleto

Agora que já descobrimos que existem diversos tipos de backup, vamos ao que interessa! Qual é o melhor de ter os seus arquivos salvos e longe de perigos?!

Temos alguns que são bastante conhecidos mas já estão ultrapassados, como HD Externo, Pen Drive, CDs, etc. Eles foram muito utilizados quando a tecnologia não era tão avançada. Porém, seus riscos fizeram com que eles fossem ficando cada vez mais de lado. Esquecer o aparelho, perdê-lo, quebrá-lo são algumas situações clássicas, não é mesmo!? Quem aí nunca passou por isto que atire o primeiro pen drive!

Agora temos as versões mais modernas e que estão cada vez melhores! Backup tipo nuvem, onde os arquivos ficam todos armazenados em um local que não precisa ser carregado e pode ser utilizado apenas tendo acesso ao servidor.

E, um dos fatores mais importantes: a SEGURANÇA!  Com a aquisição de um modelo de nuvem privada através de um Servidor NAS em um datacenter próprio, o usuário consegue manter a proteção, compartilhamento seguro e redundância. Quanto mais segurança, melhor!

E, um servidor NAS é um investimento que evita dores de cabeça futuras, como a perda dos arquivos que estavam em ambiente físico ou o compartilhamento de links de pastas em nuvens públicas.

Segurança dos dados - Por que fazer backup?
Foto de Thomas Breher por Pixabay

Por que fazer backup?

O backup existe para ajudar no compartilhamento e na prevenção de perda de dados, como arquivos apagados acidentalmente por falha física ou humana. Com ele, você garante a integridade dos seus dados, bancos, configurações e arquivos de usuários. Para quem trabalha com computador, documentos e arquivos diariamente, é necessário que o seu sistema seja confiável e tenha grande memória.

E, apesar de existirem aplicativos que oferecem backup, para quem trabalha diretamente com compartilhamento de dados, o mais eficiente é que tenha um backup personalizado.

Além disso, com os backups personalizados não há necessidade de jogar em um espaço específica os documentos que precisam ser salvos, tudo é feito sob medida. Isso porque o software dos serviços de backup online automaticamente guardam todos os arquivos do computador, independente do diretório em que eles estão.

E você vai ficar perdendo seus arquivos até quando? A FOURSERV tem o aparelho que você precisa para manter seus documentos em um único espaço. 

Fale conosco pelo WhatsApp e faça o seu orçamento!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: