Seagate provavelmente lançará Disco Rígido de 24TB em 2021

22/01/2021 15:24

Falando na Conferência de Decisões Operacionais de Bernstein deste ano , o CEO da Seagate, Dave Mosley, revelou que o fabricante do disco rígido usará a tecnologia de Gravação Magnética Assistida por Calor (HAMR) para aumentar substancialmente a capacidade de armazenamento de seus discos.

Conforme relatado pela Block & Files , Mosley disse que a empresa passará de sua primeira tecnologia HAMR de 20 TB para um disco rígido de 24 TB no próximo ano, pulando completamente uma etapa intermediária de 2 TB.

Ao aquecer temporariamente o material do disco durante o processo de gravação, a tecnologia HAMR aumenta significativamente a quantidade de dados que podem ser armazenados em um disco rígido magnético, o que permite que mais dados sejam gravados na mesma área.

No entanto, os drives HAMR custam mais para produzir do que os drives que utilizam a tecnologia de gravação magnética perpendicular (PMR) devido ao fato de que cada cabeça também deve ter um diodo de aquecimento a laser.

Indo all in no HAMR

Para amortizar o custo inicial de seu investimento em tecnologia HAMR, a Seagate planeja usá-lo em uma série de unidades de sua gama de unidades de disco.

Na conferência, Mosley explicou que a tecnologia HAMR também pode ser usada para unidades de 12 TB e 16 TB de capacidade inferior, além de seu próximo disco rígido de 24 TB. Isso permitirá que a empresa retire pratos e cabeças, oferecendo a mesma capacidade, o que ajudará a cortar custos.

No entanto, o maior rival da Seagate, Western Digital, acredita que o uso de gravação magnética assistida por micro-ondas (MAMR) em suas unidades é a melhor maneira de aumentar os níveis de capacidade da unidade de disco para 20 TB ou mais. Um dos benefícios de usar MAMR em vez de HAMR é o fato de que as cabeças de leitura / gravação da unidade não requerem a adição de um elemento de aquecimento a laser.

Mosley defendeu a tecnologia HAMR sobre MAMR em seu discurso na conferência, dizendo:

“Nós conhecemos o MAMR muito bem. É uma tecnologia viável, mas é, novamente, uma pequena virada na manivela. O que acreditamos é que o HAMR, em grande parte por causa da tecnologia de mídia, a capacidade de armazenar em tamanhos de grãos muito menores com melhor sinal de ruído, com muito mais permanência, acreditamos que o HAMR é o caminho certo. ”

Só o tempo dirá qual tecnologia ganhará no longo prazo, mas a Seagate colocou seu pé firmemente no campo do HAMR e veremos como isso funcionará com o lançamento de seu disco rígido de 24 TB no próximo ano.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: