Servidor NAS: Tudo que você precisa saber antes de comprar

30/07/2021 16:39

A cada dia usamos a internet e os meios digitais praticamente o tempo todo e isso gera um volume de dados imenso, não é verdade? Estamos lidando com um crescimento exponencial de arquivos - seja imagens, vídeos ou documentos – e, mais do que nunca, precisamos de uma solução que facilite o acesso a esses dados e ainda mais, proteja-os contra perdas inesperadas. A boa notícia é que um Servidor NAS pode resolver facilmente esse problema.

O que é um Servidor NAS?

NAS vem do inglês Network-Attached Storage, ou seja, um dispositivo utilizado para o armazenamento de dados em rede, fornecendo acesso homogêneo aos dados para os usuários desta rede. Ele funciona como um banco de armazenamento de dados que pode ser usado em empresas e residências - no caso de home office - e acessá-lo de forma remota dentro da rede na qual ele está associado. Um Servidor NAS possui a estrutura básica de um computador com CPU, placa-mãe, memória e capacidade para que sejam instalados outros softwares, porém, não foi projetada para fazer tarefas computacionais.

O Servidor NAS é um servidor que fica conectado a uma rede principal com a função de promover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos que estejam conectados a esta mesma rede e são configurados facilmente por meio de um navegador. Ele pode conter um ou mais HDs ou SSDs e usar a tecnologia de redundância RAID - Redundant Arrays of Independent Disks - o que ajuda a proteger os dados contra possíveis falhas na unidades de armazenamento. Os protocolos utilizados pelo NAS são o NFS, popular em sistemas Unix, ou SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System) em ambientes Microsoft Windows, assim como o tradicional FTP.

Ele tem função híbrida, sendo um tipo de nuvem privada ou configurada como nuvem híbrida, assim os arquivos que ficam salvos nele podem ser acessados de qualquer lugar desde que a pessoa possua o endereço associado ao NAS. Ele possui diversas funções, como backup de arquivos de empresas, compartilhamento de impressoras, transmissão de mídias para consoles de jogo, smartTVs e, também, reprodutores de mídia.

Servidor NAS

Para que serve um Servidor NAS

Ao contrário dos HDs externos já conhecidos, os Servidores NAS possuem sistema operacional integrado que adiciona funções de software nele. Um NAS oferece a funcionalidade de nuvem sem entregar seus dados a uma empresa hospedeira, colaborando para manter a privacidade, a funcionalidade caso falte conexão e custos com armazenamento em nuvem. Usando um Servidor NAS você pode configurar backups automáticos de quaisquer alterações feitas localmente no computador. Desta forma, assim que uma alteração é feita em um arquivo ou pasta, essa alteração é feita imediatamente no NAS.
Um dos principais usos de um Servidor NAS é adicionar espaço de armazenamento ao computador local. O NAS é uma forma mais econômica de adicionar armazenamento ao seu servidor, com ele você pode agrupar o espaço e usar apenas o que você precisa, tendo sempre espaço liberado. Um NAS também colabora para a organização e produtividade, reduzindo desordem em arquivos acessados por diversos usuários, permitindo que eles acessem esses documentos em um local centralizado e os agrupem.

A maioria dos dispositivos NAS oferece opções que possibilitam a configuração por acesso remoto - ou seja, acesso de fora da rede local - com isso, você pode acessar seus documentos e arquivos em qualquer lugar do mundo, ou seja, seu próprio armazenamento em nuvem privada.

Leia também:

5 vantagens de centralizar seus dados em um Servidor NAS

- 5 dicas para escolher o Storage NAS ideal

- Repense seus dados: Faça sempre um backup!

Principais recursos de um Servidor NAS

Com um Servidor NAS, seus dados e arquivos ficam sempre à mão, facilitando a rotina da empresa e o cotidiano dos colaboradores e clientes, deixando mais simples o trabalho, respostas aos clientes e acompanhamento de serviços, vendas ou outros problemas adequadamente, porque as informações estão em um só lugar. Ao implementar o RAID nos discos ou memórias de um servidor NAS, as informações armazenadas são automaticamente protegidas, garantindo a gravação dos dados em diferentes discos.

O NAS possui um ou mais processadores, memória RAM, fonte de alimentação e uma ou diversas portas para comunicação de dados, além de uma série de recursos de softwares que ajudam a manter a integridade e a segurança dos dados armazenados.

Vale ressaltar que podem ser utilizados como servidores de arquivos, com fácil implementação e configuração, além do gerenciamento centralizado, segurança e o acesso rápido aos dados.

Atualmente, existem diversas marcas que produzem NAS e possuem garantia no Brasil, as principais são: Asustor, Synology, Qnap, WD e Zyxel. Todas possuem aparelhos de variados modelos recomendados por quem entende, de diversas faixas de preços, capacidade e para todo o tipo de necessidade. Cada uma possui características que variam de acordo com as preferências do cliente, também, sendo importante consultar um especialista que entenda o que é preciso e qual marca possui aparelho indicado.

O que podemos concluir é que ter um servidor de armazenamento próprio e que estará sempre funcionando para você é bem melhor do que pagar mensalidades caras por outras formas de armazenamento sem sempre tão confiáveis.

Se interessou por um Servidor NAS e quer conhecer alguns modelos? A FourServ é especialista em armazenamento e possui um time pronto para lhe ajudar. Fale agora com a gente pelo WhatsApp.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: