Você sabe o que é redundância em um NAS Storage?

24/01/2022 18:09

Uma pergunta que respondemos bastante aos nossos clientes é sobre a redundância dos equipamentos NAS Storage. O termo é muito falado, muito conhecido, porém, nem sempre muito compreendido. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre este tema!

Redundância em NAS Storage

Afinal, o que é redundância?

Está em busca de um NAS Storage e quando te falam sobre redundância você não sabe ou não em certeza do que se trata? Então, vamos responder essa questão para você ficar sabendo!

A redundância é uma forma de proteção dos seus dados que tem como objetivo ser uma medida extra e à prova de falhas em tempo real contra eventuais problemas no disco rígido. Um dos recursos de redundância mais comuns utilizado em servidores e storages para evitar essa perda de dados é o RAID - sigla de Redundant Array of Independent Disks - que cria diversas cópias de frações de dados em vários discos rígidos. É possível ter redundância até mesmo duplicando o sistema de armazenamento em outro local, funcionando de forma interligada.

Imagine só a seguinte situação: sua empresa não faz backup, não tem aparelhos com redundância e uma falha técnica apaga todos os seus arquivos. Mesmo que haja uma tentativa de recuperação do disco, existe grande chance de que não possa ser feita ou que não recupere todos os arquivos. O prejuízo pode ser enorme! Principalmente no caso em que há compartilhamento de dados, manter os arquivos disponíveis pode ser uma valiosa missão! E, em um espaço em que dependemos bastante de envio e recebimento de informações, arquivos e dados, ter um sistema de armazenamento em que se pode confiar, e que não vá te deixar na mão, faz toda a diferença!

Muita gente não imagina, mas existem algumas soluções que foram formuladas justamente para evitar que você perca os seus dados e para que seus arquivos estejam continuamente disponíveis, mesmo em caso de problemas ou falhas nos sistemas. Para isso, o recurso da redundância foi criada! Ela acontece sempre que um mesmo dado ou arquivo armazenado está sendo colocado em locais separados ou é costumeiro em uma empresa, facilitando o acesso e garantindo a segurança.

VEJA TAMBÉM: Comece um novo ano melhorando seu armazenamento!

Redundância é indispensável

Como pode-se notar, a redundância é indispensável para que os arquivos e sistemas estejam sempre disponíveis. Por isso, os NAS Storages precisam desse dispositivo, assim o ambiente fica sempre ativo e com possíveis falhas sendo monitoradas. Como nunca sabemos o que pode acontecer, ter sistemas com instalações iguais e redundantes, e que duplicam os arquivos sem que seja necessário fazer isso manualmente, é uma das melhores formas de proteção. Ao possuir a redundância, as verificações são feitas continuamente sendo capaz de detectar e corrigir erros antes que algum erro aconteça, pois, na unidade de armazenamento os dados são preservados diante de uma falha. Segurança é tudo!

Quer deixar seus dados sempre seguros? Aposte em redundância nos seus aparelhos. Quer saber mais sobre isso?! Nossa equipe está no WhatsApp para esclarecer todas as suas dúvidas.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: